Minha História com a AEB: Hilda Strenger Ribeiro

Minha História com a AEB: Hilda Strenger Ribeiro
09/08/2016 zweiarts

Em maio de 1997, reunidos em um café da manhã, em um grande hotel da cidade de São Paulo, o Dr. Paulo Soares Cintra tornava a repetir para alguns empresários um de seus grandes projetos: Formar um grupo musical com os jovens e crianças do Valo Velho.

Ele mais uma vez falava de seu sonho, que era transformar vidas através da musica. Após explanar projetos, todos ouviram com muita atenção. Tomaram o café, conversaram sobre vários assuntos e ao final todos se despediram e foram embora. Era possível ver em seu olhar um traço de decepção, mas ele não desistiria. Na saída, aproximou-se dele uma senhora forte de olhar avivado e disse: Paulo quando você chegar ao escritório me ligue, quero falar com você. Era Hilda Strenger Ribeiro, amiga querida de muitos anos. Quando Dr. Paulo retornou sua ligação, foi alegremente surpreendido: “ Paulo se você quiser, eu compro os instrumentos para uma orquestra e pago o maestro por 6 meses”.

Foi neste momento que nasceu o Projeto Criar&Tocar, que atualmente atende 400 crianças e jovens com projeto de musicalização, transformando vidas e famílias. O gesto de amor e desprendimento de Dona Hilda ajudou a criar um programa transformador e de grande relevância social, vivo até hoje. Além do Criar&Tocar, a Hilda também ajudou na criação de mais outros três projetos sociais de música.

Sempre lembrada por sua generosidade e amor ao próximo, Hilda deixa saudades. Faleceu em maio deste ano, mas suas ações em vida, marcam até hoje. Sua neta, Moira Ribeiro Krakauer recorda com carinho o que viveu com sua vó e destaca o que ela dizia: Quando escuto música, toca a minha alma. Além disso, ela também agradece o trabalho do Criar&Tocar. “O Projeto Criar&Tocar  é um exemplo do que pode acontecer quando pessoas do bem se encontram e tem boas intenções e fé”, contou.