Vacinação simbólica sela compromisso de proteção às crianças e aos adolescentes

Vacinação simbólica sela compromisso de proteção às crianças e aos adolescentes
20/05/2014 zweiarts

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Associação Evangélica Beneficente (AEB) realizou uma Vacinação para Proteção de Crianças e Adolescentes no último domingo (18/5) na AEB Sul, localizada na região do Capão Redondo, em São Paulo – SP.

A orquestra e o coral infantil do projeto Criar & Tocar iniciaram o domingo de mobilizações encantando ao público e, principalmente, aos residentes da Casa de Repouso Othoniel Motta (CECOM). A presença dos idosos do CECOM na abertura de um evento de proteção infanto-juvenil simboliza um ato de comprometimento da AEB para com seu presente e futuro.

Após a apresentação do Criar & Tocar, o público presente participou de um café da manhã comunitário oferecido pela AEB com contribuições de alunos e familiares. Em seguida, deu-se início à vacinação símbólica “um trato para o bom trato” na qual os “vacinados” comprometeram-se a proteger crianças e adolescentes, além de denuciarem casos de abusos e violações.

O evento é fruto de uma articulação interna entre os adolescentes do Centro para Juventude (CJ) Henrique Guedes que passaram por uma formação em protagonismo juvenil e defesa de direitos com o Gerente de Desenvolvimento Organizacional da AEB Sergio Mendes. “A ação realizada pelos jovens do CJ proporcionou um ambiente de integração e muita alegria”, explicou Sergio. Ele ainda destacou a participação destes jovens que “entenderam a importância do protagonismo juvenil e da cultura de paz por meio de um trabalho de conscientização sobre os maus tratos contra as crianças e adolescentes”.

Os jovens do CJ Gabriel, Jaqueline e Isabela relataram a excelente experiência que foi passar pela formação com Sergio, que os ensinou muito sobre o papel da juventude na proteção de crianças e adolescentes. Eles também falaram sobre a satisfação de ver o evento que organizaram ganhando vida e alcançando mais de 140 adultos presentes no dia.

Mariana Assunção, mãe de um aluno de judô do projeto Vidas em Jogo da AEB, comentou da importância da vacinação simbólica: “a cada dia, precisamos estar alertas à exploração infanto-juvenil e esta ação nos conscientiza de um problema que está inserido em nossa sociedade”.

O técnico da seleção croata de vôlei Ângelo Vercesi também prestigiou a vacinção simbólica e aproveitou para compartilhar um pouco do seu conhecimento em proteção infanto-juvenil por meio da prática esportiva. Segundo ele, o abuso sexual de crianças e adolescentes é uma doença explorada comercialmente por adultos e é um mal que precisa ser combatido. “Nós, como cidadãos, devemos estar alertas à isso em eventos como a Copa do Mundo que atrai casos de violações como este; e uma maneira de erradicá-lo é com projetos como da AEB em que proporciona atividades esportivas como forma de inclusão social”, completa o técnico Ângelo.

Enquanto acontecia a vacinação, pais e alunos tiveram a oportunidade de praticar esportes juntos. Jogos de vôlei, basquete e futesal proporcionaram muita diversão para famílias inteiras.