CJ realiza ciclo de oficinas de proteção

CJ realiza ciclo de oficinas de proteção
18/05/2015 zweiarts

Ontem (18/5), o CJ promoveu oficinas de informação e debate para lembrar o dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes e continuar as atividades iniciadas nas últimas semanas.

As conversas foram divididas em quatro salas, e os alunos que participaram do comitê de organização auxiliaram na divulgação e realização do evento.

Os temas, escolhidos pelos próprios alunos, foram “Significado do 18 de maio” com o Diretor de Desenvolvimento Institucional da AEB Sergio Mendes, “Sexualidade e Orientação Sexual” com a Gerente de Comunicação da AEB Clarisse Braga, “Influência da Mídia” com a Assistente de Comunicação da AEB Ana Carolina Barbosa e “Educação dos Pais para os Filhos” com a Diretora Giovanna Muci Dias e a Coordenadora Pedagógica Cassiane Cortez Jacob do CEI Vila Leopoldina.

Os facilitadores das conversas realizaram dinâmicas, exibiram vídeos e filmes para apresentar os assuntos explorados de maneira mais lúdica para os jovens.

A interação dos jovens surpreendeu todos, inclusive Giovanna que comentou sobre uma adolescente que contou sobre sua relação com os professores.  “Uma adolescente nos contou que não conversava certas questões com os professores na escola por medo de ser exposta. Isso também é violência, pelo menos na nossa opinião. A escola deve ser um local de acolhida e garantia de direitos, onde seus atores possam ter voz e vez, assim como a família.”

Ao final das oficinas, a Coordenadora do Projeto Katia de Azevedo Dantas realizou uma pequena reunião para saber a impressão dos jovens sobre o evento.  Eles avaliaram com satisfação e expressaram o desejo de que a atividade aconteça com mais frequência.