III Fórum de Proteção à Criança e ao Adolescente

III Fórum de Proteção à Criança e ao Adolescente
01/06/2015 zweiarts

O III Fórum de Proteção à Criança e ao Adolescente aconteceu no dia 29/5, na Câmara Municipal  de São Paulo, com a presença dos diretores e professores dos seis Centros de Educação Infantil mantidos pela AEB. O evento é uma iniciativa do mandato de Patrícia Bezerra (PSDB-SP).

Assim como nos dois últimos fóruns, a AEB participou do encontro para auxiliar nas trocas de experiências entre outros educadores presentes e foi convidada à mesa para apresentar ideias que fortalecem a garantia do cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes, como também sua proteção.

Na mesa, além da vereadora Patrícia, estavam presentes representantes da Fundação Comunidade da Graça e da AEB. O Diretor de Programas Sociais da AEB Mauro Di Domenico, a Diretora Escolar do CEI Vila Nova Cachoeirinha da AEB Maria Eunice Suckow Barros e a Coordenadora Pedagógica do CEI Vila Leopoldina da AEB Cassiane Cortez Jacob foram convidados a falar sobre o trabalho que executam.

Patrícia iniciou a conversa falando da importância da proteção das crianças e adolescentes na educação e mostrou a necessidade de eventos deste tipo para os educadores e pedagogos.  “Ser educador é lutar pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes”, afirmou a vereadora.

Em seguida, Mauro apresentou o contexto histórico da defesa de direitos para os menores e lembrou os 25 anos do ECA. Outras educadoras e pedagogas mostraram as rotinas e atividades de suas instituições.

Para Maria Eunice, o grande diferencial deste fórum foi a troca de experiências entre as educadoras. “Da outra vez, nós não participamos da ação e sentimos essa necessidade na hora de planejar este encontro pra que houvesse mais envolvimento e mais compromisso dos educadores. Eu acho que assim, nós conseguimos atingir o objetivo pra prática”, contou a Eunice.

A AEB produziu sua Política de Proteção Infantil e pode ser conferida aqui.