AEB Sul

A AEB Sul é um complexo de atendimento multidisciplinar localizada na Estrada de Itapecerica, na região do Capão Redondo, zona sul do Município de São Paulo,área de altíssima vulnerabilidade social, segundo dados da Fundação SEADE.

Sua área de 15.000 m² com 4.000 m² de área construída dispõe de dois prédios e um núcleo poliesportivo com quadras, piscina e sala para prática de ginástica e judô.

Projetos e áreas de atuação:

Estão em execução atualmente os seguintes projetos: Criar&Tocar de formação musical, Centro para a Juventude Henrique Guedes que realiza formação profissionalizante para adolescentes, Projeto Vidas em Jogo que desenvolve atividades sócio educativas e curso de judô para crianças, Economia Criativa que realiza oficinas de geração de renda para mulheres da comunidade, Casa de Repouso Otoniel Mota, Telecentro que oferece inclusão digital à população e Capão Olímpico que realiza atividades desportivas como futsal e vôlei para crianças e jovens.
Os desafios da complexidade na ação social:

Os projetos desenvolvidos na AEB Sul estão situados no campo da assistência social tanto básica como especial sendo transversais a faixas etárias e gêneros.

Foi originalmente construído para ser o Residencial de Idosos Otoniel Mota – ainda em atividade – e gradualmente foi diversificando seu leque de atendimento e projetos conforme as necessidades da população local e da região.

Isto por um lado proporciona importantes trocas afetivas e de saberes intergeracionais entre os frequentadores e residentes e uma multiplicidade pujante de projetos e atividades, mas em contrapartida sua complexidade é desafiadora do ponto de vista administrativo, pedagógico e de recursos para sua manutenção.